VISITA DIRIGIDA


http://www.cetene.gov.br/

1. O que é um projeto de iniciação científica?
Um projeto de iniciação científica tem por objetivo estimular alunos a estudar conteúdos aplicados nas áreas de conhecimento de seu interesse.Um projeto de estudo, diferentemente da aprendizagem cotidiana de conteúdos, exige o estabelecimento de uma meta que pautará todo o percurso de pesquisa do aluno. O que caracteriza um projeto desse tipo são as pesquisas ligadas ao tema, supervisionadas por um professor-orientador.
Um projeto de iniciação científica tem por objetivo estimular alunos a estudar conteúdos aplicados nas áreas de conhecimento de seu interesse.Um projeto de estudo, diferentemente da aprendizagem cotidiana de conteúdos, exige o estabelecimento de uma meta que pautará todo o percurso de pesquisa do aluno. O que caracteriza um projeto desse tipo são as pesquisas ligadas ao tema, supervisionadas por um professor-orientador.
2. Quanto tempo dura o projeto e a quem se destina?
O Projeto de Iniciação Científica para alunos do Colégio Móbile tem a duração de um ano, iniciando-se no segundo semestre do ano em que o aluno cursa o 2º ano do Ensino Médio e encerrando-se um ano após, quando o aluno estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio.
O Projeto de Iniciação Científica para alunos do Colégio Móbile tem a duração de um ano, iniciando-se no segundo semestre do ano em que o aluno cursa o 2º ano do Ensino Médio e encerrando-se um ano após, quando o aluno estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio.
3. Quais são os temas de estudo?
Não há temas definidos a priori em projetos dessa natureza. A escolha do tema é de responsabilidade do aluno interessado em estudá-lo; no entanto, reconhecendo a possível dificuldade envolvida nessa escolha, os alunos poderão contar com a assistência dos professores para definição da área de interesse de sua pesquisa.
O objeto de estudo do projeto poderá abordar aspectos de uma única disciplina ou, preferivelmente, caracterizar-se como interdisciplinar.
4. Quais são as etapas do processo?
O primeiro passo do projeto consiste na escolha do tema de pesquisa. Essa é a etapa mais importante, uma vez que tudo o que se fizer posteriormente levará em conta o objetivo traçado inicialmente. Uma escolha equivocada gera desvios inoportunos no andamento do projeto.
Definido o tema, o passo seguinte consiste na seleção das fontes de pesquisa sobre o assunto. Para realizar essa tarefa, os alunos poderão recorrer a consultas com o orientador e com os professores das disciplinas envolvidas na pesquisa de modo geral.
Escolhido o tema e selecionadas as fontes iniciais da pesquisa, a continuidade dos trabalhos será definida pelo aluno em conjunto com seu orientador. Em comum acordo, aluno e orientador elaboram um cronograma de trabalho, cujo cumprimento passa a ser acompanhado regularmente em contatos periódicos.
5. Qual é o produto?
Todo projeto de pesquisa deve gerar um produto final, que revele os resultados de todo o trabalho e que responda às dúvidas iniciais sobre o tema de pesquisa.
Todo projeto de pesquisa deve gerar um produto final, que revele os resultados de todo o trabalho e que responda às dúvidas iniciais sobre o tema de pesquisa.
6. Qual é compromisso do aluno?
O cronograma e o roteiro da pesquisa serão elaborados em conjunto pelo aluno e pelo professor-orientador. Serão estabelecidas metas de trabalho, bem como prazos para entrega de relatórios.
O cronograma e o roteiro da pesquisa serão elaborados em conjunto pelo aluno e pelo professor-orientador. Serão estabelecidas metas de trabalho, bem como prazos para entrega de relatórios.
0 comentários:
Postar um comentário