PRÁTICA EXITOSA - PROF JULIANA

 Química estuda a matéria e as transformações sofridas por ela. A matéria, por sua vez, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, possui massa e volume. Ela pode ser encontrada de duas formas básicas: substâncias e misturas.
Conforme explicado no texto “O que é uma substância?”, uma substância configura-se quando determinado material é formado somente por um tipo de componente (que pode ser partículas como átomos, moléculas, fórmulas unitárias, elétrons ou íons) e, como resultado, apresenta propriedades físicas, como ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade, fixas e bem definidas.
Já as misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que sejam diferentes. Dessa forma, apresentam as propriedades físicas não definidas e variáveis. Essas propriedades dependem da quantidade de cada substância na mistura e da natureza delas.


Por exemplo, o álcool etílico comum que usamos para limpeza e desinfecção não é uma substância pura, pois ele não é constituído somente por moléculas de etanol (H3C-CH2-OH). Conforme o próprio rótulo no frasco desse produto indica, ele é uma mistura de etanol e água (H2O). Por exemplo, se você ver no rótulo que o álcool possui uma concentração de 96ºGL (graus Gay-Lussac), isso significa que, em 100 partes dessa mistura, há 96 partes de etanol e 4 partes de água, ou seja, um frasco de 100 mL de álcool hidratado possui 96 mL de etanol e 4 mL de água.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. No caso do álcool hidratado, temos uma mistura homogênea. Mas o que é uma mistura homogênea? É uma mistura em que não conseguimos ver a separação dos seus componentes. Toda a sua extensão é unifome e apresenta uma única fase.


Essas misturas homogêneas são também chamadas de soluções, possuindo as partículas dispersas com o diâmetro menor que 1 nm, ou seja, nem mesmo com um ultramicroscópio é possível ver mais de uma fase nesses materiais. Além disso, os seus componentes não podem ser separados por métodos físicos, como por centrífugas ou por filtração.
O sangue é uma mistura. A olho nu, parece que ele é uma mistura homogênea, mas não é, pois, no microscópico, vemos seus componentes. Além disso, ao colocá-lo em uma centrífuga, esses constituintes são separados.
Sangue centrifugado e sua imagem no microscópio
Sangue centrifugado e sua imagem no microscópio
As misturas homogêneas ou soluções podem apresentar-se nos três estados físicos. O álcool hidratado mencionado é um exemplo de mistura líquida. O ar é uma mistura gasosa composta de vários gases, sendo que os principais são o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2). As ligas metálicas são misturas sólidas, como o aço que é composto por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
As misturas heterogêneas, por outro lado, são aquelas que possuem mais de uma fase, como a mistura de água e óleo, água e areia, granito (mistura de quartzo, mica e feldspato) e assim por diante.
Exemplo de mistura heterogênea trifásica
Exemplo de mistura heterogênea trifásica
Conforme mencionado, as propriedades físicas das misturas não são constantes nem determinadas. Porém, existem certas misturas que são excessões, as misturas azeotrópicas e eutéticasAs misturas azeotrópicas possuem ponto de ebulição ou de condensação constante, comportando-se, nesse ponto, como uma substância pura. O álcool a 96% mencionado é uma mistura azeotrópica porque possui ponto de ebulição constante em 78,2°C.
Agoras, as misturas eutéticas são aquelas que se comportam como se fossem uma substância pura somente durante o ponto de solidificação ou fusão. Um exemplo é a liga metálica feita de 40% de cádmio e 60% de bismuto, que possui ponto de fusão constante igual a 140°C.
Mas a grande maioria das misturas muda de estado físico não em uma temperatura fixa, mas em faixas de temperaturas não específicas.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Fonte:http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-mistura.htm
-----------------------------------------------------------------------------------------



Tabela Periódica - Estudo na Biblioteca




















>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Semana do Meio Ambiente – 1ª semana de Junho –
Conferência Minha Escola Sustentável – Educação Ambiental
- Áreas de Conhecimento: Ciências e Tecnologias (Biologia, Física, Química)

ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES
·         ORGANIZAR AS EQUIPES DE 02 ATÉ 04 ESTUDANTES E TEMÁTICAS
·         SEGUIR PONTUALMENTE O CRONOGRAMA
·         PERÍODO DE DURAÇÃO: 04/04/ A 03/06/2016
·         DIVISÃO DE GRUPOS COM 02 0U 03 ALUNOS
·         RELIZAR A CONFERÊNCIA EM CADA TURMA EM SEGUIDA A TURMA DEVE ESCOLHER O GRUPO QUE IRÁ REPRESENTAR A TURMA NA CONFERÊNCIA MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alguns dos temas que merecem atenção na Conferência

1 - A poluição do ar,
2 - A poluição do solo
3 - A poluição da água;
4 - O desmatamento;
5 - A diminuição da água potável;
6 - A camada de ozônio,
7 - A destruição das espécies vegetais;
8 - A destruição das florestas,
9 - A extinção de espécies animais terrestres;
10 - A extinção de espécies animais aéreos;
11 - A extinção de espécies animais aquáticos marinhos
12 - A extinção de espécies animais águas doces
13 – Exploração de minerais e suas consequências;
14 – Energia Limpa;
15 – Os Rs para a Sustentabilidade Ambiental
16 – Educação Ambiental em minha casa, em minha escola, em meu meio.

CRONOGRAMA
O2/05 a 06/05
09/05 a 13/05
16/05 a 20/05
30/05 a 03/06
08/06 a 10/06
Reunião entre os profs da área
Divulgação e Divisão dos grupos e Temáticas
Pesquisa e preparativos dos grupos
Apresentação nas salas e escolha do grupo para Conferência
Conferência Minha Escola Sustentável – Educação Ambiental
Áreas de Conhecimento: Ciências e Tecnologias (Biologia, Física, Química)

Temática: Química: Sustentbilidade e Meio Ambiente

Hoje uma das grandes missões dos cientistas da Química é encontrar soluções para as consequências deixadas no meio ambiente pelo aumento descontrolado do consumo em todo o mundo. As atividades do homem e como elas afetam negativamente a natureza colocaram na mesa de debates dos estudiosos algumas perguntas. Entre elas: até onde o planeta suporta a produção e o descarte que se vê atualmente? Como a Química pode ajudar na solução do problema?
Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostram que já extraímos da Terra, com o consumo de alimentos, de materiais e de energia, quase 42% a mais do que o planeta suporta. Só nos últimos 30 anos, o impacto ecológico sobre o planeta excedeu em 50% sua capacidade de regeneração.

Situação Problema

Para se ter uma ideia, apenas os Estados Unidos sozinhos são responsáveis por gerar um terço da poluição mundial. Se cada ser humano consumir recursos naturais e emitir dióxido de carbono nos níveis dos estadunidenses, de acordo com relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), seriam necessários pelo menos mais dois planetas com recursos equivalentes aos da Terra.
Tanta poluição chegou à camada de ozônio, que envolve a Terra em uma espécie de película que protege as plantas, os animais e os seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. O gás chamado ozônio (O3), na superfície terrestre, agrava a poluição do ar das cidades, mas em torno da Terra serve de proteção — sem ele, os raios ultravioleta poderiam destruir todas as formas de vida no planeta.
Diversas substâncias químicas estão destruindo o ozônio. Ao reagir com ele, os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, estão acabando com a camada que protege o planeta, abrindo buracos nela.
No ano de 2000, esse buraco na região da Antártida atingiu uma área três vezes maior que a superfície dos Estados Unidos. A Europa, a China e o Japão já perderam 6% da proteção de ozônio. Segundo cálculos do PNUMA, cada 1% de perda da camada de ozônio causa 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira em todo o mundo.
Além disso, há o lixo. De acordo com o governo federal brasileiro, através do Plano Nacional de Limpeza Urbana (Planurb), estima-se que o Brasil produza 60 milhões de toneladas por ano, das quais só a metade é coletada. Dessa parte, o Planurb mostra que 34% vão para lixões a céu aberto e 63% acabam em beiras de rios.
O que é descartado no meio ambiente muitas vezes leva séculos para desaparecer. O vidro, por exemplo, não é digerido por bactérias, não se desmancha com o calor e não se modifica com ações do solo, do mar e do ar. Produtos feitos de vidro podem levar até um milhão de anos para se decompor. Há mais artigos difíceis de desaparecer. Onylon pode levar 30 anos. O plástico, o metal e os absorventes descartáveis, mais de cem. A borracha, 80 anos. O isopor, presente em tantas embalagens, não se desmancha em menos de 500 anos. E os metais pesados das baterias de eletrônicos não se decompõem, duram para sempre.

Metodologia

  • Apresentação da temática e situação problema
  • Formar duplas de alunos
  • Apresentar as atividades propostas.

Atividade Proposta:

  • Refletir e propor soluções a situação problema.
  • Fazer cartazes ou slides destacando a situação problema.
  • Fazer cartazes ou slides propondo soluções a situação problema.
  • Pesquisar sobre o ciclo de vida dos materiais, que estuda desde a coleta da matéria-prima para fabricação de um produto até o seu descarte final e o impacto que as produções têm no meio ambiente e como é possível minimizar a poluição causada pelos processos de produção.
  • Apresentar  produtos biodegradáveis, a reciclagem de resíduos, o tratamento de esgoto e de rios poluídos, a redução da emissão de gases poluentes, destacando os avanços que foram possíveis por meio de estudos feitos na área da Química. 

Avaliação: 

Participação e desempenho em todo processo de aprendizagem.

Adaptado: http://www.educacional.com.br/reportagens/ano_quimica/parte-05.asp



ENSINANDO QUÍMICA COM TAMPINHAS DE GARRAFAS
Por: Cristiane da Silva Oliveria Espindola
INTRODUÇÃO
A turma será dividida em cinco grupos com seis participantes em cada grupo.
Cada grupo receberá oito tampinhas de garrafas pet, distribuídas nas seguintes cores: três, vermelhas, três brancas e duas pretas.
Identificar cada tampinha com se fossem átomos.
Informar que átomos iguais (tampinhas com a mesma cor) representam o mesmo elemento químico.
Informar que os átomos se unem para formar as diversas substâncias, que podem ser simples ou compostas.
Determinar para cada grupo que a tampinha branca será o átomo de hidrogênio, a vermelha , será o átomo de oxigênio e a preta, o átomo de carbono.
Pedir que cada grupo utilize fita adesiva para manter as tampinhas unidas.
O primeiro grupo deverá formar a molécula da água ( duas tampinhas brancas e uma verde) e a molécula do gás oxigênio (duas tampinhas verdes).
O segundo grupo deverá formar a molécula do gás carbônico (uma tampinha vermelha e duas verdes) e a molécula do gás hidrogênio (duas tampinhas brancas).
O terceiro grupo deverá formar o gás ozônio (três tampinhas verdes) e o gás hidrogênio (duas tampinhas brancas).
O quarto grupo deverá formar duas moléculas de monóxido de carbono (duas tampinhas vermelhas e duas verdes).
O quinto grupo deverá formar a molécula do gás oxigênio (duas tampinhas verdes), a molécula do gás hidrogênio (duas tampinhas brancas) e a molécula do monóxido de carbono (uma tampinha vermelha e uma tampinha verde).
Perguntar para cada grupo:
a) Quantos átomos receberam? Resposta: 8 átomos (tampinhas).
b) Quantos elementos químicos diferentes cada grupo possui? Resposta: 3 elementos.
c) Quais são esses elementos químicos? Resposta: Hidrogênio, oxigênio e carbono. Estes foram designados previamente pelo professor .
d) Quantas moléculas e quantas substâncias cada grupo formou? Resposta:
  • Primeiro grupo: 2 moléculas, duas substâncias.
  • Segundo grupo: 2 moléculas e duas substâncias.
  • Terceiro grupo: 2 moléculas e duas substâncias.
  • Quarto grupo: 2 moléculas e uma substância.
  • Quinto grupo: 3 moléculas e 3 substâncias.
e) Quais são as substâncias puras simples e quais são as compostas? Respostas:
  • Simples: gás hidrogênio, gás oxigênio e gás ozônio.
  • Compostas: água, gás carbônico e monóxido de carbono.
f) Quantas substâncias foram formadas ao todo? Respostas: 6 substâncias.
g) O que são misturas? Resposta: A união de duas ou mais substâncias.
h) Pedir que cada grupo junte as moléculas formadas, trocando com grupos, e percebam que estão formando misturas.
PÚBLICO ALVO
Esta atividade lúdica, utilizando sucatas e materiais de baixo custo, será destinada aos alunos da primeira série do Ensino Médio. Recomenda-se no máximo seis alunos por grupo. Para uma turma de trinta alunos, é necessário quarenta tampinhas de garrafas coloridas.
TEMPO
Esta atividade terá a duração de aproximadamente trinta minutos. É uma atividade interessante, onde todo o grupo interage, podendo surgir várias discussões, despertando assim o interesse de todos os participantes.
ESPAÇO
Esta atividade lúdica pode ser realizada na própria sala de aula, utilizando as carteiras dos alunos para acomodação das tampinhas.
MATERIAIS
Os materiais necessários para esta atividade são: quarenta tampinhas de garrafa pet, sendo quinze na cor branca, quinze na cor verde e dez na cor vermelha; fita adesiva para unir as tampinhas.
DINÂMICA
Nesta dinâmica o professor irá introduzir alguns conceitos com relação aos átomos e substâncias e misutras, onde ele avaliará se os alunos compreenderam esses conceitos através do material apresentado, facilitando assim a aprendizagem, já que muitos estudantes apresentam certa dificuldade quando é inserido este tema em sala de aula.
ADAPTAÇÕES
Algumas atividades lúdicas apresentam nível de dificuldade que pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a turma. Para que todos os grupos entendam e compreendam com clareza o conteúdo, o professor deverá fazer as perguntas uma de cada vez, dando tempo para que todos os grupos respondam corretamente, entendendo o os conceitos apresentados.
TESTE
Antes de realizar esta atividade em sala de aula, o professor testa-la em sua própria residência com grupos de amigos, ou até mesmo com os filhos, para validá-la, pois pequenas falhas pode ser identificadas previamente, garantindo assim o sucesso da proposta.
ANEXOS
EMENTA DA QUÍMICA A
Disciplina oferecida para o Curso de Licenciatura em Química a distância pelo Consórcio CEDERJ (Matriz Curricular UENF).
QUÍMICA A – MOLÉCULAS, SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENEDETTI Filho, E. ; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. S.; CRAVEIRO, J.A.Química Nova na Escola, 2009, n˚ 2, p. 1-8. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/. Acesso em: 02, mai. 2010.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

TRADUZIR

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

.